
FONOAUDIOLOGIA
Nesta instituição trabalhamos com o método Padovan da RONF, curso buscado em São Paulo pelas terapeutas da escola. Este método consiste na recapitulação das fases do desenvolvimento natural do ser humano ( rolar , rastejar , engatinhar , sentar , andar, ...) juntamente com a estimulação oral , funções reflexo vegetativas ( respiração . sucção , mastigação e deglutição). Funções estas consideradas pré- linguísticas, ou seja prepara para a fala.
Observamos que com a aplicação deste método, nossos alunos apresentam melhoras significativas, nos aspectos cognitivos, pois sofrem estimulações diretas em todo SNC, nas articulações da fala e na comunicação verbal como um todo.
O aluno é trabalhado no seu aspecto global, envolvendo a coordenação motora grossa e fina, atenção, concentração e também auxilia todo trabalho pedagógico, pois entra como base para o aprendizado.
PSICOLOGIA
Na psicologia são trabalhados os seguintes aspectos :
Orientação a Família : atendimento individualizado às famílias que necessitam de apoio psicológico e dependendo de cada caso encaminhado aos recursos da comunidade para uma intervenção mais específica. Trabalha-se também os aspectos emocionais relacionados a aceitação do quadro minimizando o preconceito e favorecendo a integração na sociedade. Verifica-se a dinâmica familiar resgatando a auto estima e proporcionando aspectos favoráveis para uma interação afetiva dos atendimentos no seu convívio familiar.
Grupo de Pais : grupo realizado juntamente com a assistente social onde através de dinâmicas de grupo e da discussão das situações apresentadas buscamos aproximar os pais e acolher os conflitos. O objetivo é que o grupo compartilhe experiências , favorecendo o fortalecimento emocional de todos os participantes para lidar com seus filhos e conflitos do dia a dia.
Atendimento Psicológico individual ou em dupla: o atendimento é realizado a partir dos objetivos traçados de acordo com a necessidade de cada criança, adolescente ou adulto.
Os atendimentos tem como meta permitir à criança um espaço onde possa trabalhar seus conflitos internos , bem como favorecer uma melhor interação , socialização e integração a saciedade , já que os indivíduos dentro do espectro autista (TEA) possuem dificuldades nas áreas de integração social e comunicação.
Observação em Sala de Aula: Observar a criança, adolescente e adulto em atividades dentro de sala de aula para conhecer suas possibilidades e limitações. Participar das atividades propostas para observar a interação com o ambiente e a resposta aos estímulos externos.






